Fechar
Página inicial História do Município
HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE

Porto do Mangue

Publicado em 03/01/22 10:25 , Atualizado em 03/01/22 10:25 | Acessos: 940

Origem

Distrito criado com a denominação de Porto do Mangue ex-povoado, pela lei estadual nº 2366, de 11-12-1958, com terras desmembrada do distrito de Carnaubais, subordinado ao município de Açu.
No dia 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Mangue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

História

Atraídos pela movimentação cotidiana causada pelo pequeno porto marítimo localizado à beira de um mangue, várias famílias de trabalhadores em atividades marítimas deram início a um povoamento que devido a sua localização, recebeu o nome de Porto do Mangue.
A prosperidade alcançada com a pesca, a extração vegetal e o cultivo de pequenas lavouras, impulsionou o crescimento do povoado.
A luta pela emancipação política contou com a participação de toda a comunidade e de várias lideranças regionais.
No dia 28 de dezembro de 1995, através da Lei nº 6.851, Porto do Mangue teve suas terras desmembradas do município de Carnaubais, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Gentílico: porto-manguense.

Cultura 

Uma cidade totalmente voltada a sua cultura popular. Valorizando suas praias com lindas paisagens naturais, o trabalho artesão,
a gastronomia regional e principalmente a pesca, sendo essa um dos principais meios de sobrevivência da população.
Todos os anos no mês de Agosto a cidade comemora a famosa Festa da Lagosta, um mês todo voltado para incluir/interagir a população nos trabalhos e projetos criados durante os eventos, um dos maiores deles é o reconhecido Concurso do Rei e Rainha da Lagosta.

Divisão Politíca

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Porto de Mangue, figura no município de Açu.
Pela lei estadual nº 2927, de 18-09-1963, o distrito de Porto do Mangue, deixa de pertencer ao município de Açu para ser anexado ao novo município de Carnaubais.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Porto do Mangue, figura no município de Carnaubais.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Porto do Mangue pela lei estadual nº 6851, de 28-12-1995, desmembrado de Carnaubais. Sede no antigo distrito de Porto do Mangue. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2927, de 18-09-1963, transfere o distrito de Porto do Mangue do município de Açu para o de Carnaubais.
Fonte
IBGE

Curiosidades 

A cidade de Porto do Mangue mesmo sendo pequena, possui belas paisagens naturais para passeios entre amigos e famílias. Belas praias, como a Praia do Rosado, Praia de Pedra Grande, que possui incríveis falésias. passeios pelo Rio das Conchas, um lugar afrodisíaco, simples e tranquilo. Pode- se desfrutar também dos passeios pelas lindas e gigantes Dunas do Rosado. Porto do Mangue é o encontro do sertão com o mar.